O QUE FAZEMOS

      Nossa empresa tem por especialidade a execução de sondagens de solo. Realizamos a sondagem S.P.T. (Standard Penetration Test), a sondagem S.P.T.T. (Standard Penetration Test With Torque) e a sondagem a trado. Realizamos também ensaios de percolação (infiltração), coletas de amostras indeformadas e deformadas e a realização de ensaios in situ e de laboratório.

Sondagem S.P.T. (Standard Penetration Test)

      Procedimento geotécnico de campo utilizado para amostrar e conhecer o subsolo. Essa sondagem fornece parâmetros indispensáveis para projetar ou escolher o melhor tipo de fundação. Os parâmetros fornecidos são:

- Coleta de amostras, de solo semi-deformadas de metro a metro, através do amostrador padrão para uma posterior caracterização táctil-visual;
- Perfil geotécnico do local investigado;
- Profundidade de ocorrência do lençol freático (nível d’água do subsolo);
- Determinação da resistência do solo através do NSPT, ou seja, o número de golpes necessários para a cravação dos últimos 30 cm do amostrador por um peso de 65 kg, que em queda livre a uma altura de 75 cm;
- Fornecer informações sobre a consistência e compacidade dos solos investigados;

As técnicas utilizadas para execução das sondagens SPT é padronizada em todo o mundo. No Brasil essas técnicas são padronizadas pala ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) através na norma NBR 6484.

Sondagem S.P.T.T. (Standard Penetration Test With Torque);

      Consiste na introdução da medida de torque nos ensaios de sondagem SPT. Além dos parâmetros fornecidos pela sondagem de simples reconhecimento, a sondagem SPTT fornece os seguintes parâmetros:

- Medição do torque máximo e residual ao termino de cada ensaio de penetração
- Definição da relação entre o valor do torque (T) medido em kgf x m pelo valor do NSPT (T/NSPT)
- Estabelecimentos de correlações estatísticas entre o Torque e o NSPT, permitindo assim novas classificações e enquadramentos dos solos amostrados.

Sondagem a Trado

      Esta sondagem é realizada manualmente e o seu avanço é feito exclusivamente através de um Trado de pequeno diâmetro, não apresentando assim os índices de resistência NSPT. São geralmente utilizadas para análise de solo contaminado, dimensionamento de pavimento, interesses agrônomos e outros. Esta sondagem tem por objetivo apresentar os seguintes parâmetros:

- Coleta de amostra deformada para execução de ensaios de laboratório ou apenas uma análise tátil visual;
- Determina o perfil estratigráfico em pequenas profundidades;
- Determina quando possível o nível do lençol freático;
No Brasil essas técnicas são padronizadas pala ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) através na norma NBR 9603.

Institucional

Quem Somos
Fale Conosco

Contato
Atendimento On-line
Solicitação de Orçamento
Dúvidas sobre nossos serviços?
       Ligue: 41-3335.3312 / 41-9972.8340
       fassina@fassina.eng.br